Anywhere Office: como funciona e quais os benefícios de aplicá-lo em sua empresa

Enquanto o home office se proliferou rapidamente durante a pandemia, o anywhere office também passou a ser uma realidade mais próxima. Se antes ele era principalmente destinado aos nômades digitais, agora passa a integrar a rotina de colaboradores dos mais variados segmentos e tamanhos de empresas. Neste artigo, vamos desmistificar como funciona o anywhere office e ajudá-lo a entender se ele pode ser benéfico para a sua empresa. Confira!




O que é anywhere office?

Partindo do pressuposto de que trabalhar é uma atividade, não um lugar, o anywhere office é um modelo de trabalho que dá a liberdade para que os profissionais escolham de onde querem exercer sua função. Uma empresa que adere ao anywhere office oferece autonomia para que sua equipe realize as tarefas e lide com suas responsabilidades profissionais de qualquer lugar: seja em espaços disponibilizados pela empresa, seja em casa ou até em outras cidades.


Quais os benefícios de oferecer o anywhere office na sua empresa?

Pensando nos desafios que líderes e gestores de RH enfrentam no que diz respeito à gestão de pessoas, o anywhere office pode ser um excelente aliado. Entenda melhor quais seus benefícios para as organizações.


Atrai e retém talentos

Empresas que oferecem o anywhere office têm a possibilidade de atrair mais talentos, pois seu raio de expansão é ampliado, o que permite recrutar colaboradores em outras regiões além da sede da empresa.


Além disso, o employer branding da marca também ganha com essa decisão, aumentando a retenção dos talentos na empresa, já que mais de 70% dos colaboradores anseiam por um modelo de trabalho híbrido.


Aumenta a produtividade

A autonomia das equipes híbridas no anywhere office é favorável à produtividade. Isso porque cada profissional tem a oportunidade de encontrar os locais e os horários em que se sente mais produtivo. O resultado? Efetividade nas entregas, criatividade aguçada para resolução de problemas e motivação da equipe!


Economiza recursos

Custos com transporte dos profissionais, sede corporativa com espaço para centenas de pessoas, gastos com o funcionamento do escritório… Todos esses valores podem ser drasticamente reduzidos quando a gestão sabe o que é o anywhere office e como aplicá-lo de maneira correta.


Mesmo que a empresa invista em espaços de trabalho colaborativo ou faça rodízio de equipe na sede, ainda sim os custos serão exorbitantemente menores do que o trabalho presencial.

Isso permite um crescimento sustentável e beneficia não só a empresa mas a sociedade como um todo. Isso porque empresas que adotam o trabalho híbrido contribuem para a redução de gases nocivos na atmosfera, evitando que um alto volume de pessoas use seu carro diariamente por longos quilômetros.


Como implementar o anywhere office na empresa?

Em um primeiro momento, pode parecer que a implementação do anywhere office é simplesmente avisar aos colaboradores que agora eles têm liberdade de trabalhar de onde quiserem, mas a verdade é que o sucesso deste modelo depende de alguns fatores.


Baseados nos desafios mais comuns do anywhere office, é ideal planejar a implementação do trabalho híbrido na sua empresa. Confira os pontos a considerar para que essa transição tenha êxito.


Crie uma cultura de pertencimento

Manter a cultura da empresa é uma grande preocupação dos líderes em relação à descentralização da força de trabalho. Porém, pensando que a cultura está nas pessoas e não no ambiente físico, é possível criar iniciativas que integrem os profissionais e traga o sentimento de pertencimento para as equipes.


Ofereça locais de encontro para os times, implemente metodologias de comunicação assíncrona, crie um espaço para acolhimento (mesmo que virtual) e ofereça benefícios que garantam o bem-estar dos colaboradores.


Tenha ferramentas de gestão do trabalho híbrido

Outro desafio que os líderes enfrentam em relação ao anywhere office é a sensação de que não dá para controlar os colaboradores.


Porém, isso não é uma verdade. Afinal, existem ferramentas que acompanham o desempenho do colaborador e oferecem insights para que os gestores consigam identificar como está a produtividade individual e como os espaços de trabalho estão sendo usados pelas equipes.


Garanta segurança e privacidade

Trabalhar DE qualquer lugar não pode significar trabalhar EM qualquer lugar. Afinal, a marca empregadora pode se prejudicar com quebra de sigilo e compartilhamento de informações sigilosas em locais públicos.


Por isso, é importante que a empresa ofereça espaços de trabalho espalhados pela cidade. Assim, os colaboradores podem, de fato, trabalhar de onde quiserem, mas sem perder a segurança e a privacidade que teriam no escritório da empresa.


Isso se torna possível com o WorkPass, por exemplo. Trata-se de um acesso oferecido para cada colaborador por meio de um aplicativo, onde cada profissional pode reservar espaços de trabalho em diversas regiões: coworkings e ambientes privativos e inovadores dentro de hotéis, cafeterias, shoppings etc.


Agora que você já entendeu o que é o anywhere office, seus benefícios e quais cuidados tomar na implementação dele, falta conhecer a solução ideal para que o trabalho híbrido vire uma realidade na sua empresa.


A Bravve, especializada em trabalho híbrido, oferece mais do que o espaço certo para as conquistas da sua empresa. Somos facilitadores do futuro do trabalho e focamos no bem mais precioso do seu negócio: as pessoas.